quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Planejamento X Deixar rolar

Olá caros amigos! Depois de muitos pedidos carinhosos dos meus companheiros de Blog ("porra Álvaro! Escreve logo!") volto a postar neste glorioso Blog. Há muito tempo estou refletindo no tema que vou falar abaixo, e não poderia ser em melhor hora, visto que tem tudo a ver com último post do Renan! Pela primeira vez este Blog terá um post ligado em temática ao de abaixo!

Como administradores (a gente tem diploma, num tem?) aprendemos que em uma empresa deve-se sempre planejar algo antes, traçar objetivos, definir missão e visão. E isso é válido a para a vida pessoal também. Te serve como um estímulo, um caminho a seguir. Permite que você pense bem e repense suas ações, e permite uma análise sobre se estas ações estão te ajudando em alcançar o objetivo mor ou não.

Mais do que isso, permite uma reflexão sobre você mesmo. Quem é você? O que te motiva? Aonde quer chegar? Porque? Como? Qual o sentido da vida????

E eu devo dizer que apesar de nunca na minha jovem vida ter sido um grande planejador formal (como escrevendo e detalhando de uma maneira mais profissional) das minhas ações, eu sempre pensei em demasia antes de fazer qualquer coisa mais drástica, analisei na minha cabeça as probabilidades (tudo é probabilidade! Post sobre isso num futuro) e mantive-me ,em parte, a distância de riscos grandes. Seja em qualquer parte da minha vida.

De uns tempos pra cá porém (mais precisamente há pouco mais de 1 ano) eu comecei a buscar um foco diferente pras coisas. Resolvi por N motivos que era hora de entrar numa fase mais Carpe Diem (seize the day; aproveite o dia) e então vi que era um método muito válido também! Me proporcionou coisas novas, situações inusitadas, e mudanças drásticas no que estava planejado para mim.

Tudo a ver com a fase que eu estava da vida. Fim de facul. Era o fim do meu planejamento pessoal!! Não havia pensado mais a frente, o que fazer depois, o que eu queria de fato fazer, o que era o melhor para o momento. Tive que improvisar e fui agindo conforme apareceram as coisas. No começo do ano decidi fazer intercâmbio. Fim de Março entrei pra Aiesec. 05 de Agosto de 2008, 01h30 da manhã, ao som de um jazz (Charles Mingus) estou aqui escrevendo esse post diretamente do meu quarto na cidade de Culiacán, capital do estado de Sinaloa, no México.

E agora Álvaro? Você deve planejar ou deixar rolar? Ver o que acontece ou calcular as probabilidades? Evitar riscos ou foda-se, "all in" nesse jogo de poker bizarro que é a vida?

A conclusão simples que eu tiro disso é a resposta também para muitas outras coisas de variados assuntos. Equilíbrio. Tem que planejar sem ser excessivamente rígido consigo mesmo. Tem que aproveitar o dia e dar chance a oportunidades novas, sem ser inconsequente. Tem que saber que na vida existem coisas que voce quer, e que voce precisa e que tem que coisas que voce acha que quer, e acha que precisa. E você tem que se permitir mudar de opinião sempre, pra não ficar travado no mesmo lugar, ou andando em círculos.

Eu tenho um planejamento pessoal, e vou "Carpe Diar" juntamente com ele, pra que ele seja flexível e me faça feliz.


Ou pelo menos vou tentar.


Álvaro Machado

11 comentários:

Ivan Cedran disse...

Bravo!!
Belo texto e 100% de identificação por minha parte!

Ivan Cedran

Renan de Melo disse...

Pseudopira informa:
Brasil Feminino 0 X Alemanha 0

Belo Texto Alvaro.
Estamos a espera da ligação da redação do Fantástico.

Anônimo disse...

Belo texto pseudopiratico Alvakinhoooo.. =D

=***

Unknown disse...

Adorei o Texto.. Adorei o Blog..
Meninos vcs estão de parabéns!
Álvaro!!! Saudades!!
Bjos a todos

Camila G. disse...

Tá vendo alvaquinhaaaaa...
vc é bom com as palavras...na proxima vez não me deixe esperando tanto e não demore mais pra escrever! haiuahiuahaiuhauia...
saudadessss
=***

Anônimo disse...

"tem que se permitir mudar de opinião sempre..."
e eu só descobri esse blog agora! =O

hehehehheh
Carpe Diem!
adorei Alvarinho!

Beijão!

Unknown disse...

Tadinhu do blog.. abandonaram ele =/

Anônimo disse...

Oiiii genti!!
tudo bao??? nossa como estou surpresso com tanta sabedoria!!
isso é muito bom, texto que explica algumas situações inusitadas da vida! uahauh mas é isso neh meus amigos.
estou com muita saudade de vcs!!
um bejo e fiquem com Deus.

Lu, slow

Anônimo disse...

Fique rico ou pobre, antes de ter um filho...

Não existe ainda uma máquina de roubar memória, só mau de Alzheimer.

Mas fotos ajudam.

Camila G. disse...

Aii como morro de saudades de vocês todos os dias! E aiii como faz falta vcs postando aqui pra eu poder matar um cadinho a saudade de vcs!!!
Beijooo no coração de todos!
AMO MUITO
=**

Unknown disse...

hauahuahuhauha

gostei, felicidades então!!

ps: lembra que do meu planejamento???
quaquaqua!!