sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Quando a Pira te supera

Sabe aqueles momentos em que o seu plano não faz mais sentido e você decide incorporar o Zeca Pagodinho e dizer a si mesmo: "Deixa a vida me levar, vida leva eu...Deixa vida me levar, vida leva eu...Sou feliz e agradeço por tudo que Deus me Deus". Pois é, tenho certeza que em muitas situações você resolveu esquecer do seu plano inicial e deixou a coisa acontecer naturalmente...isso me lembrou outra música pagodeira, mas nao vou citá-la para não incomodar meus Deuses sertanejos. Viva Tião, Tonico e Almir!!!
Pois bem, é nesses momentos que a gente toma aquelas decisões que nem sabemos de onde vieram. Amigo, isso é a Pira. E ela, por muitas vezes, nos supera. Não quero dizer que você só pode se considerar vencido pela Pira quando o seu plano é grandioso. Não, não é isso, embora também seja. Agora, por exemplo estou completamente tomado pela Pira, pois não era nada disso que eu tinha planejado escrever e por algum motivo esqueci do meu objetivo e deixei meus dedos "dançarem" por sobre o teclado ao som de britadeiras e marteladas que ouço lá de fora. A pira te vence em vários momentos. Quando você planeja estudar para a prova de amanhã, mas aparece aquele gatinho ou gatinha levantando a plaquinha do lado esquerdo da tela do computador avisando que acabou de entrar. Pronto. Já era seu plano[...]Quando você decide tomar aquele gole a mais, mesmo sabendo e ouvindo de todos que já está pra lá de bagdá, já era seu plano , e muitas vezes já era seus sentidos, sua zorba ou até sua calcinha. Quando você pega o carro da sua mãe que já está com o tanque na reserva só pra dá aquela "passadinha" na frente da balada...a Pira te venceu...o carro parou na porta da festa e justamente aquela pessoa que você queria ver era a única que te conhecia no momento e foi quem te ajudou a empurrar o carro, e pior, quando você diz "obrigado", ela te responde com um sorrisinho de canto de boca: "amigo é pra essas coisas". Perdeu preibói. A pira te venceu.
Mas é claro que esses exemplos são quando a Pira te vence e te passa uma rasteira, mas também há várias situações em que a Pira é amiga. Exemplo: Seis e meia da manhã,você levanta, olha pro espelho, com sua cara de Marília Gabriela, e fala hoje não, não vou pra aula, e volta a dormir. No entanto, ao meio dia, quando você acorda novamente, a consciência te pesa e te persegue o dia todo, até que no outro dia, ao chegar na sala e perguntar para todos o que teve na aula de ontem, você ouve: "Filho da puta do professor não veio". Essa é a Pira amiga. Ela te ajudou pois ela sabia que o professor não iria. A Pira é o botãozinho "kisifodas", palavra do latim que significa: fudido por fudido, truco. Tenha certeza, a Pira é um Deus. Tudo sabe, tudo vê.
Bem pessoal, especialmente hoje, venho lhes contar que a Pira me venceu novamente.
Me formei em Maringá e decidi "tentar" a vida em Rondônia em busca de oportunidades. Era o meu plano. Eu sabia das dificuldades, da falta de estrutura, do calor insuportável, das diferenças culturais, porém o meu sonho era maior que isso tudo. Os meus objetivos eram maiores que tudo isso. Toda escolha, invariavelmente, te leva a um cenário de prós e contras, mas as vantagens que eu via em morar em Porto Velho-RO eram maiores que as desvantagens. Até então. Três meses passaram, o calor continuou, a falta de estrutura também, a insegurança veio à tona, enfim, a Pira, ela de novo, me venceu. Coloquei um ponto final na operação "Rondônia aí vou eu", e percebi que eu não estava no caminho certo para o alcance do meu real objetivo. Aliás, até agora, eu nem sabia qual ele era. Manja quando você faz a monografia e precisa listar os objetivos secundários e o objetivo geral? Pois é, eu só sabia os secundários. Ainda não sabia o Geral.
Sendo assim, informo-lhes: Estou saindo de Rondônia. Pra onde vai? Balneário Camboriú. Você é louco? Talvez sim, mas a Pira me venceu mais uma vez.
"Galera eu vou pro Balneário, viver a vida sobre as ondas, vou ser artista de cinema, o meu destino é ser star". Foi mal Lulu Santos,quando você ler isso, garanto que lhe pago seus direitos autorais.
Mas Renan, você ainda não disse seu objetivo geral. Qual é?
SER FELIZ!!!!!!!!!!!!!

4 comentários:

Unknown disse...

Acho que todos temos muuitos objetivos secundários, que predominam até que o principal se revele!!!
Sabe que tem meu apoiooo incondicional.. já que SP nao teve jeito, apoio Cambu Beach!! Afinal, é mais perto pra mim até mesmo do que ir pra MAringá !!!!!!
Ahh Reniiii... já preparaa aqueele cochãolzinhu pra Momô, que serei visita constante pra te ajudar com os sanduiches, o surf e os sertanejos nos bares catarinenses!!
hauahauah

Amo-tee
=***

Anônimo disse...

Renan...to até agora tentando descobir qual o meu objetivo geral...
Sabe...direto a pira me pega de surpresa...e me supera!!!
Mas me inspirando em vc sabe qual meu plano B: Ir morar na beira da praia!!!! Isso que é vida neh??!!
Então...boa sorte!!! E quem sabe não nos encontramos por lá!!!haha
BEijoss

Camila G. disse...

Bacanaaa Renii!! Torço pra que dê tudo ceto por lá e tb pra que na sua casa tenha um colchão a mais pra mim tb (não só pra mônica!) haiuhaiuahaui...
Eu...ainda estou em busca da minha pira profissional...

Álvaro Machado disse...

Parabéns caro amigo Renan!! Belo post!!! Realmente engrandeceu este humilde Blog. E realmente sua pira foi longe, mas como eu te disse já pessoalmente (por msn isso quer dizer) é uma decisão ousada, mas existe uma frase que diz: "a sorte favorece os audazes! Certeza que vai ser sucesso sua nova empreitada! Lembra do que eu falei do Perfil!! Vamos nessa que a hora é essa!