domingo, 23 de novembro de 2008

Gracias Amyr!

Olá pessoas! Estimulado por pedidos carinhosos do Ivan, tais como: "to esperando um post seu que não seja migué!", venho aqui vencer meu bloqueio de escritor e tentar deixar algo válido de leitura nesse Blog.
Hoje acabei de ler um livro bem inspirador e vou falar sobre ele aqui. Chama-se "Cem dias entre o céu e o mar" do navegador Amyr Klink.
Pra quem não conhece, resumindamente, o cara é formado em Economia pela USP, com pós em administração de empresas e é conhecido por viagens solitárias de barco, incluindo uma viagem de 1 ano pela Antártida (na qual ficou 7 meses preso no gelo).
Esse livro que eu li é um relato dele de uma viagem que fez cruzando o atlântico, do sul da África até a Bahia, sozinho em um barquinho a remo. Demorou 100 dias (daí vem o título....der). Foi em 1984 e ele tinha 29 anos.
Parece maluquice né? Mas o cara tá longe de ser maluco. Além de descrever a viagem em si, o livro também cobre a etapa de preparação pra viagem (mais de 2 anos) e é uma aula de planejamento. A importância com os detalhes, a paciência de não queimar etapas, e a inteligência das escolhas são absolutamente admiráveis.
Agora, sempre que eu comento do Amyr Klink, ou de outras pessoas que fizeram ou fazem viagens parecidas, eu sempre ouço muitas pessoas dizerem: "Por que ele fez isso? Qual o objetivo? Ele arrisca a vida gratuitamente? Esse cara tem problemas!"
Ao ler o livro você nota logo de cara que não tem nada de suicida no projeto, e que, como eu já comentei, é tudo planejado num nível minuncioso de detalhes.
E pensando no "porquê" eu chego em dois pontos que são parte importante da natureza humana (por mais que a gente esqueça isso quase sempre): A vontade e o prazer em vencer desafios e a necessidade de viajar.
"Viajar"....tá ae algo que é "pira" em seu estado puro. Tem gente que vai pra praia no fim de semana com a família, tem gente que atravessa o oceano remando. As vezes pra encontrar pessoas, as vezes pra ficar sozinho, conhecer novos lugares, visitar os que você já conhece e tem saudades, são vários os possíveis motivos de uma viagem, mas o certo é que estar em um lugar diferente daquele do seu cotidiano é algo que tem boas chances de fazer com que você tenha novas perspectivas sobre assuntos antigos, e aprenda muito sobre você mesmo, quem você é, e como você reage em um ambiente diferente. Esse auto-conhecimento que se pode adquirir é algo totalmente sem preço.
Eu viajei pra cá pensando nisso....e lendo o livro eu não somente fiquei mais convencido do acerto da minha escolha, como também vi um modelo de como passar por esse processo aproveitando ao máximo. Alguém lembra do meu post de Planejamento x Deixar rolar? O cara achou um equilíbrio excelente nesse quesito. Quem sabe um dia eu não consigo também...
De qualquer forma.....tenho que agradecer a ele e a muitos outros que servem de modelo para mim refletir sobre a pira interior. E a vocês por lerem. Abraços

Pseudopire

Álvaro

9 comentários:

Ivan Cedran disse...

aii sim Alvarão!! Vamo Amós!
belo texto, bela perspectiva...quero ler esse livro ae tb!!
Continue nessa linda empreitada de aprendizado e pseudopiras!

Renan de Melo disse...

Parabens Alvaro. Falo bunito. Concordo com vc.
Felicidades!!!

Camila G. disse...

Opa...minhas férias estão chegando e vou ler o livro tb! haiuhaiuaha... ai Alvrão, estimulando a leitura loucamente!!!
heheh...
mto bom o post e...como diria vc..queria ter um vale teletransporte nesse momento!!!
hehehe...
saudades. se cuida =**

Anônimo disse...

Saudadeee Alvaroooooooooo

Camila G. disse...

ai ai...

Renan de Melo disse...

Ui Ui...

Álvaro Machado disse...

Ninguem posta!! VOu postar de novo em breve...ja tenho ideia aqui...
Se preocupa nao cadinhaaaa (leitora fiel)
Bjux

Camila G. disse...

to no aguardo... ;D
beijos, saudades e pseudo-depre!
=**

Clarissa disse...

Que lindo texto maninho!!! Aliás, adoro os textículos de vcs... ;)
Também andei fazendo algumas leituras que gostaria de comentar, mas vc faz isso muito melhor... então qdo vc voltar eu te empresto os livros e vc comenta, falou? Beijo!!! Saudade (bem doída).