quinta-feira, 24 de julho de 2008

Minha Terra

Qual a sua “terra”?

Bom, comecei o texto com tal questionamento no sentido de te fazer refletir, a priori, sobre qual eh e o que eh sua terra. Jah conseguiu definir alguma coisa? Não? Vamos la, vou tentar te ajudar. Tenho algumas ideias:
1. Sua “terra” eh o lugar que você nasceu, jah que de acordo com seu RG (Registro Geral) foi la que sua mãe deu a luz a essa criatura que você encontra todas as vezes que olha no espelho.
2. Sua “terra” eh o lugar que você foi criado, pois eh lah que você passou sua infância, realizou as primeiras decobertas de sua vida e tem um vinculo imenso com ela.
3. Sua “terra” eh o lugar que esta morando atualmente, jah que eh lah/ai que passa quase todos os seus dias, e tem sua vida/rotina em tal ambiente.

Bom, melhorou? Jah conseguiu definir qual sua “terra”? Aquela que quando as pessoas perguntam de onde você eh, o orgulho toma conta de você e enche a boca pra falar: “Sou de tal lugar”, esperando que a outra pessoa se sinta surpresa com tal revelação!

Morei em São Paulo – Capital, durante meus primeiros 14 anos de vida, no dia do meu aniversario de 15 anos mudei para Maringa – Parana, onde vivi ateh os 22. Quando mudei pro Parana, achava que a minha unica e eterna “terra” seria São Paulo, que meus costumes e habitos nao mudariam, pricipalmente morando no imteriorrrrrr do Parana!! Porem estava completamente enganado, os 7 anos que morei em Maringa me fizeram uma pessoa totalmente diferente, conheci diferentes tipos de pessoas do que teria conhecido em São Paulo, mudei minha metalidade com relação a uma serie de assuntos (tambem eh verdade que a idade me trouxe tal mudança). Durante esses anos as pessoas me perguntavam de onde eu era (eh muito comum pessoas de fora da cidade e do estado estarem em Maringa, principalmente estudando), e eu com orgulho respondia: “Sou de São Paulo, capital, a maior cidade da America do Sul e polo economico nacional”.
Mas, mudei para São Paulo de volta, e as pessoas ouviam meu sotaque ( jah (???) completamente maringaense) e me perguntavam de onde eu era, e eu, estranhamente, de bate-pronto respondia: “Sou de Maringa – PR, uma das mais belas cidades do Brasil.” Eu nem citava que havia nascido em São Paulo e bla bla bla!! Eu estava confuso, não sabia mais de onde eu era, quais eram minhas verdadeiras raizes e influências, jah que me sentia metade caipira maringaense apreciador de sertanejo e terere e metade paulistano, apreciador da cidade e orgulhoso por seu status, alem de ser a cidade da nossa gloriosa Sociedade Esportiva Palmeiras!

Bom, estou hoje na Turquia, semana passada fiz uma viagem a Capadoccia (para os que gostam / sabem de historia devem lembrar de tal região). Estavamos em aproximadamente 100 pessoas, sendo que uns 80 trainees da AIESEC, vindos de mais de 30 paises do mundo. Foi um final de semana muito bom e aproveitei a oportunidade para conhecer muita gente dos 4 cantos do globo. No ultimo dia da viagem uma trainee que conversei algumas vezes durante a viagem e apos algumas piadas trocadas, disse: “Ivan, você eh meio louco, sempre esta dançando, pulando, rindo, falando com todo mundo…da onde você eh mesmo??”
Entao, o orgulho subiu, enchi a boca e falei:
“Ahh...sou do Brasil… lah na minha “terra” todo mundo eh assim, não sabia não?”

ps: Desculpe pela faltas de acentos agudos, não os possuo no meu teclado, por isso tento improvisar na linguagem de MSN.

6 comentários:

Anônimo disse...

tipo...vcs andam bem inspirados , nao?! quantas duvidas , quantas indagaçoes ....
e ivan...compra um teclado , querido!!!

Renan de Melo disse...

Viva Getúlio!!!

Renan de Melo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eee Ivan ouçoo seus conterraneos paulistanos me perguntarem?
-Vc não é daqui nao né?
-Não, sou paranaense!!
-ahh, vc fala tao bonitinhu..que gracinha seu sotaque!
:p

euu heinn...
que sotaque??? quem tem sotaque são eles
ahauhauahauahua

Bjaaoo Ivaaan
brasileiro paulista do sul, pagodeiro da gema!
ahuahauahuha

Camila G. disse...

Ai little, que bonito tooodo esse seu orgulho da "sua terra", seja lá exatamente onde ela for! haiuhaiuahaiuhaiuahuia...

E simmm..concordo total com a moça que disse que vc é louco! doidinho da silva, né?! disbiroscado! to-nho-nhoim da cabeça, lelé (meu teclado tem acento agudo) da cuca, serelepe e assim por diante!

Mas não se preocupe que a gnt te aceita assim mesmo, okay!?
haiuahiuahaiua...

MÔNICAAA, concordo com vc...quem tem sotaque são elesss e não a gnt! hahaiuahiuahuia....

Leandro disse...

eh normal ivan essa confusao....
tanto que quando me perguntam de onde eu sou...
eu respondo..."sou de varios lugares", e automaticamente passo a minha duvida a outra pessoa
ehehehehe